O Curso

O curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC foi criado em dezembro de 1988, sendo o pioneiro no Brasil. Sua criação foi o primeiro passo para a criação dos cerca de 100 cursos de Engenharia de Controle e Automação do país.

Atualmente o curso recebe 72 alunos por ano, e é dividido em 10 fases (semestres).

A grade curricular do curso pode ser vista clicando aqui.

O curso possui uma área de abrangência muito grande. Basicamente ele é a união das áreas de controle, eletrônica, mecânica e computação.

controle_e_automação

Uma coisa que merece ser citada é a diferença entre a Engenharia Mecatrônica e a Engenharia de Controle e Automação. As duas Engenharias são fundamentadas nas mesmas áreas, o que as diferencia é o foco que cada uma possui. Enquanto a Engenharia Mecatrônica possui uma base Mecânica forte, a Engenharia de Controle e Automação possui um embasamento em Eletrônica e Computação marcante.

24TVEP_RONOTO_816222g

O curso tem como base a Física, a Matemática e a Informática, e passa pelas áreas de Administração, Economia e Gestão e Gerência de produção. O curso progride seguindo três ramos diferentes: a Informática Industrial, a Automação Industrial (da qual a Robótica faz parte) e o Controle de Processos.

A parte de Gestão pode ser aprofundada fora das salas de aula para as pessoas que possuam interesse através da Empresa Júnior de Engenharia de Controle e Automação, a Autojun. Nela os alunos têm a oportunidade de assumir cargos administrativos dentro de uma empresa júnior, podendo fazer parte dela desde a primeira fase do curso. A maioria das pessoas opta por entrar na empresa júnior nas primeiras fases, para poder exercer atividades remuneradas ou dedicar-se exclusivamente à graduação mais adiante, já tendo a experiência em gestão adquirida com a empresa júnior.

Os conteúdos visto nas aulas teóricas são postos em prática nas aulas de laboratório, que são fundamentais para garantir que o aluno entenda como funciona o que ele aprendeu na teoria.

Na sétima fase, o estudante deve fazer um estágio obrigatório, enquanto que a última fase é reservada exclusivamente para o PFC, o Projeto de Fim de Curso, que é similar ao TCC feito pelos outros cursos, porém, o PFC é um projeto realizado geralmente para uma empresa ou indústria, no Brasil ou no exterior.

Sempre tendo ótimas notas em suas avaliações, o curso é considerado por muitos a melhor graduação em Engenharia de Controle e Automação do Brasil e um dos melhores cursos da UFSC.

Veja a página do Guia do Estudante ou do Departamento de Automação e Sistemas para maiores informações.